Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30/07/2016

# Dica de Leitura # 53

Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Número de páginas: 152
Ano: 2007
Editora: Companhia das Letras

O livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, faz uma alusão à Revolução Russa. Relata a história de um grupo de animais que vivem em um sistema capitalista na fazenda onde moram, e fazem uma revolução em prol de uma sociedade igualitária, expulsando o seu dono, o Sr. Jones.

Lênin, é representado pelo porco Major, que propõe que seja instalado na fazenda um sistema Animalista (Comunista). Após sua morte, o porco Napoleão (Stálin), expulsa o porco Bola de Neve (Trotsky) da fazenda e instala um sistema totalitarista, no qual, os porcos por serem considerados os mais inteligentes, assumem o poder.
           
O texto é uma crítica ao governo de Stálin, traidor da Revolução Russa. Já que quando este assume o poder, faz tudo aquilo que no passado “lutara” contra. Além disso, relata a situação de miséria na qual viviam os demais, e à incapacidade de expressão e crítica pelo fato de terem a mente e a opinião manipuladas por falta de informação e conhecimento.
            

Bastante envolvente e interessante essa fábula satírica da situação soviética, nos dá a visão clara de um governo corrupto e de poucos. É uma alerta à realidade que nos cerca, e que mesmo com a democracia, muitas vezes o pensamento pode ser manipulado como um dia foi no passado. Políticos vão enganando os trabalhadores com promessas de igualdade, no entanto, quando chegam ao poder, tudo o que prometeram passa a não mais ter sentido. Já dizia Abraham Lincoln: “Se você quiser realmente conhecer uma pessoa, dê poderes a ela”.

CLASSIFICAÇÃO:

MUITO BOM!


14 comentários :

  1. Olá, Milena.
    Sempre ouvi boas críticas a respeito da obra, mas até hoje não consegui conferir. O que é uma vergonha para mim, já que adoro história e este livro traz um dos fatos históricos que eu mais gostava de estudar.
    Saber que esse livro é digno de 5 estrelas me deixa ainda mais curiosa com a obra.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!

      Você irá se surpreender e se apaixonar pela escrita do autor, simplesmente maravilhosa!

      Beijo

      Excluir
  2. Olá!
    Do autor eu li apenas 1984, mas amei a escrita e o tema do livro, como foi abordado. Acredito que este seja maravilhoso também, pretendo ler muito em breve.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo aconteceu o contrário, e quero muito ler 1984! Como gostei de A revolução dos bichos, creio que irei gostar do outro também!

      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu nunca dei nenhuma atenção pra esse livro, mas, aí, li uma resenha maravilhosa num blog um dia e fiquei enlouquecida por ele!

    Não vejo a hora de ter oportunidade de lê-lo! <3

    Beijos e até mais!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorrane! Fico feliz que tenha se empolgado tanto assim com minha resenha, obrigada!

      Beijo

      Excluir
  4. Nossa Milena, nunca li uma resenha tão detalhada e objetiva desse livro e com uma análise tão bacana, parabéns. Eu ainda não li este livro, apesar de ter comprado em 2015 ainda está na fila aguardando minha atenção.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania! Muito obrigada pelo elogio *-* fico feliz que tenha gostado.

      Beijo

      Excluir
  5. Oi Milena,
    Eu amo esse livro! É muito bom e tem o filme também. É antigo, mas vale a pena assistir. Gosto muito dessas obras que nos fazem pensar no comportamento humano e nos levam a questionar a nossa situação.
    Adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Concordo com você! Também amo livros com essa temática.

      Beijo

      Excluir
  6. Olá! Tenho muita curiosidade em ler esse livro, parece ser muito bom mesmo ;) Aliás, tudo que podemos refletir é maravilhoso. Adorei a sua resenha e espero ler em breve!

    Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi! É uma verdade o poder mostra o pior das pessoas. Adorei a dica, quero ler livros desse autora faz um tempo, vou começar por esse! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Você não irá se arrepender! O livro é fantástico!

      Beijo

      Excluir