Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29/12/2017

# Dica de Leitura # 126

Título: Quero voltar a ser criança
Subtítulo: Cada dia: um conto
Autor: Sergio Luiz Herkert
Número de páginas: 192
Ano: 2017
Editora: Grupo Editorial Scortecci

* Exemplar cedido em parceria com o Grupo Editorial Scortecci.

Este livro reúne contos diversificados para crianças, jovens e adultos, narrando o ambiente escolar e suas dificuldades, a indisciplina, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, as doenças, os problemas familiares, a vida rural, as diversas manifestações de arte, os sonhos infantis: alguns realizados e outros frustrados, entre outros temas.

Fiquei bastante surpresa ao iniciar a leitura, pois quando solicitei este livro para resenhar, imaginei que a obra fosse composta apenas por contos infantis que trouxessem algum tipo de lição para jovens e adultos, como a maioria que costumo resenhar aqui no blog e classifico "Para Todas as Idades". Porém, com este exemplar foi diferente. O primeiro conto fala sobre um médico que contraiu HIV por não ter se cuidado em suas aventuras amorosas e, confesso que me chocou bastante. Primeiramente, pelo fato de uma pessoa com tanto acesso à informação acabar nesta situação e, também, porque, com uma capa tão fofinha e infantil quanto essa jamais esperava que o livro trouxesse um conto "tão adulto" e, que, para uma criança, seria de difícil assimilação. 


Ao ler a obra na íntegra, pude perceber que os contos são, de fato, separados mais ou menos de acordo com a faixa etária do leitor. Portanto, aconselho que se você quiser ler uma história dessa para uma criança, deverá fazer a leitura prévia para ver se o tema se encaixa ao mundo infantil.

Em relação à leitura para jovens e adultos, não vejo restrições, pelo contrário. São contos que trazem algum tipo de lição e conscientização, como por exemplo, a da criança que cresceu sem limites e se tornou uma adolescente rebelde e indisciplinada que teve um final trágico ao sofrer um acidente de carro, depois de sair alcoolizada de uma festa.

A escrita do autor é flui de maneira agradável, há bastante consistência e informações em seus contos. Porém, desta vez a revisão deixou um pouquinho a desejar: percebi vários erros ortográficos, o que prejudicou um pouco a leitura, mas não impediu que eu extraísse o melhor possível desta obra.

CLASSIFICAÇÃO: 

BOM!

22 comentários :

  1. Esses livros com pegada infantil que faz mais sentido para adulto rs <3 Amo. Não conhecia a obra e acredito que tanto eu quanto os meus sobrinhos iriam adorar.
    Beijos e Feliz ano novo

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Adoro infanto-juvenis, ainda mais se tiver contos. Parece ser muito fofo e adorei a premissa, já quero ler. Gostei da sua dica, obrigada.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  3. Oiie, tudo bom?
    Amo esses livros meio infantis mas que tragam uma boa história, vou ler para minha irmã se conseguir comprar. Otimo post ^^

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro. Me apaixonei pois adoro livros infantis. Também não conhecia o grupo editorial e com certeza procurarei saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou do livro e manifestou interesse em conhecer mais a editora.
      Boas leituras!

      Excluir
  5. Infelizmente meus filhos já passaram desta faixa etária e não se interessariam pela leitura. Mas vou repassar a dica para outras mães e alertá-las sobre a leitura prévia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!
      Mas é como eu falei, a obra tem vários contos e cada um deles voltado a um público específico. Por isso, creio que há a possibilidade de que se interessem pelo livro, sim. Mas mesmo que não se interessem, se você repassar para outras mães e alertá-las, já está ótimo :)

      Excluir
  6. Olá, como vai?
    Que livro bacana, aparentemente é só um livro infantil, mas pela sua resenha percebi que é mais que isso. O que é muito bom! Com certeza vou querer ler! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara!
      Fico feliz que você tenha conseguido compreender a totalidade da obra. Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Milena, assim como você também gosto de extrair o melhor de uma leitura, por mais pontos negativos que tenham. Fiquei um pouco decepcionada com esses pontos negativos, porque com essa capa e título realmente nos deu a impressão de ser uma leitura infantojuvenil, a equipe de diagramação realmente não foi feliz nessa capa, deveria ter outra pegada para ser capaz de atingir o público alvo correto, uma pena!

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Nara. Também achei que a capa deveria ter outra "pegada" para poder atingir o público alvo.

      Excluir
  8. Não me atraiu muito pois não gosto muito desse gênero literário, mas deve ser uma leitura interessante para quem gosta da temática. Vou passar a dica dessa vez. Boa sorte com o blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro ainda, mas... que amorzinho! Já fiquei bem curiosa para ler estes contos... É uma pena que a revisão deixe a desejar, né?! Bela resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa!
      Pois é, infelizmente teve esse pequeno problema com a revisão e também com a capa que aparentou ser uma coisa, mas acabou não atingindo 100% o público alvo.

      Excluir
  10. Olá!
    Essa capa é tão linda que fiquei com vontade de ler. Mas ao ver sobre tantos erros ortográficos fico sentida pois a editora poderia ter se dedicado mais nesse trabalho.
    Uma pena ne!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo. Também achei que, apesar de linda, a capa deixou a desejar, pois não atingiu o público-alvo totalmente...

      Excluir
  11. Olá Milena,
    Adorei a premissa desse livro e essa dica de leitura, achei a trama muito interessante e também gostei desse primeiro conto que já tem esse começo intrigante.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Fico muito feliz que, apesar das ressalvas, você ficou muito interessada pela obra. Boa leitura! *-*

      Excluir