Olá, pessoal!
Clique aqui para saber mais sobre o projeto! |
Hoje eu trago a resenha do aluno Alisson Junior da Luz do 3º ano, que optou por resenhar uma obra de um grande autor nacional: Graciliano Ramos. Vamos ver o que ele achou?
Dividida em treze capítulos, a 93ª edição do livro Vidas Secas do prosador Graciliano Ramos, publicada pela Editora Record em 2004, conta a história de uma família de nordestinos que precisa fugir da seca para sobreviver.
Acompanhamos a saga de Fabiano, sua mulher Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia rumo ao desconhecido em busca de um lar com melhores condições de vida. Enxotados aqui, acolhidos ali, as desventuras desta família de retirantes nos mostra a dura realidade dos sertanejos brasileiros na década de 1930, de forma bem estruturada e detalhista. Além disso, nos sentimos muito próximos dos pensamentos, sonhos e emoções dos personagens, através da crítica social do autor.
Em um primeiro momento, achei a leitura um pouco difícil e tive que reler os primeiros capítulos, mas depois que me acostumei, creio que consegui captar a essência desta obra. Sem dúvida, é um livro que faz parte da nossa cultura e nos diz muito sobre nossa história. Não é à toa que é leitura obrigatória em tantos vestibulares.
Gostaram da resenha do Alisson? Já conheciam a obra? Comentem! Queremos saber tudo!
Beijos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário