E aí, galera?
Tudo certinho?
Clique aqui para saber mais sobre o projeto! |
Hoje a Renata Simões do 2º ano nos apresenta sua opinião sobre o clássico Dom Casmurro do célebre Machado de Assis. Vem conferir o que ela achou.
Bento Santiago, também conhecido como Dom Casmurro ou Bentinho, começa a narrativa contando de onde veio seu apelido, dado por um poeta pelo fato de ele ser um homem rancoroso. Agora, o protagonista já está no final da vida, lembrando-se dos momentos pelos quais passou.
Bentinho foi uma criança muito esperada. Inclusive, sua mãe, dona Glória, fez a promessa de que se o filho vingasse, ele se tornaria padre. Porém, conforme o tempo passa, ele se apaixona pela amiga de infância e vizinha, Capitu. Mas por conta da promessa da mãe de Bentinho, eles não podem se casar. Sendo assim, ele vai para o seminário e conhece Escobar. Os dois se tornam grandes amigos e depois de um tempo acabam convencendo os pais a saírem de lá.
Bento casa-se com Capitu e Escobar com Sancha, e os quatro tornam-se melhores amigos e confidentes. Mas quando o filho do primeiro casal nasce, um fato começa a levantar suspeita de Bentinho: Ezequiel, seu filho, cada vez mais se parece com Escobar. Uma fatalidade acontece com o amigo de Bento e, no velório, Capitu se comporta como se alimentasse um amor secreto pelo defunto. Neste momento, Bentinho tem quase certeza que sua mulher e seu melhor amigo o traíram.
O tempo passa e a desconfiança só aumenta. Capitu e Ezequiel morrem e Bentinho, agora incapaz de ter certeza de suas desconfianças, se vê diante de uma dúvida que consumiu seus dias e o transformou em uma pessoa infeliz e amargurada.
O livro nos faz prestar atenção em cada detalhe para evitar que percamos alguma informação valiosa. E o mais interessante é a incógnita eternizada em suas páginas, afinal, Capitu traiu ou não?
Machado de Assis nos apresenta uma história fascinante e envolvente, e explora muito bem a personalidade de cada personagem. A leitura é um pouco complicada, devido à época em que o livro foi escrito, mas é possível compreender e se apaixonar pelos detalhes da história.
Gostaram da resenha da Renata? Já leram alguma obra do Machado de Assis? Comentem! Estamos curiosas para saber sua opinião!
Beijos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário