Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22/09/2018

# Projeto: Resenhando com o Ensino Médio # 17

Oi, gente!
Tudo bem?

Clique aqui para saber mais sobre o projeto!

Vamos descobrir o que a aluna Gabriela Zanluca do 2º ano achou de O lobo da estepe? Vem ver!

O livro conta com três repartições, sendo a primeira uma carta escrita por Harry Haller, um homem de quase meia-idade, que apresenta alto nível intelectual e uma perspectiva detalhista sobre as coisas, assim como certo fascínio pelas propriedades burguesas, mesmo desaprovando a classe.

A segunda parte explica o porquê do personagem intitular-se "lobo da estepe", afirmando que Harry possui um lobo dentro de si, uma vez que o animal o influencia a viver solitariamente, completamente afastado do mundo à sua volta, conservando-se imerso em si mesmo e em seus próprios pensamentos, assim como um lobo da estepe.

A terceira mostra o fim da única amizade que Harry possuía, afogando-o novamente em seu conflito interno, o qual vinha enfrentando já há algum tempo. Harry encontra Hermínia, uma mulher cuja personalidade sarcástica se torna essencial ao homem, e ela promete conquistar o lobo que há dentro de Harry e lhe mostra que a vida burguesa tem certos benefícios. 

Pablo, um saxofonista amigo de Hermínia e dono de uma peça teatral chamada "Tratado do Lobo Estelar", consegue atrair a atenção de Harry para seu trabalho, deixando-o encantado com cada detalhe da sua peça, porém, em sua segunda visita, Harry é colocado em uma sala com cinco espelhos que refletem cada versão do mesmo, fazendo-o transcender entre a realidade e a espiritualidade.

A escrita de Hesse pode parecer muito complexa e confusa às vezes, mas se torna mais fácil com o uso de um dicionário ou a releitura de algumas páginas. O que me encanta na obra é como o autor retrata a personalidade do protagonista, de um modo muito inteligente e misterioso. O livro faz o leitor sentir o conflito interno que Harry está passando e nos cativando com a história.

A apresentação do lobo que há dentro de Harry é muito interessante, fazendo com que o leitor se identifique com alguns aspectos da personalidade do protagonista.

É uma leitura que recomendo por não se tratar de um clichê e apresentar um ponto de vista fascinante, reflexivo e intenso e com personagens bem construídos que contribuem para o desenvolvimento da história.

E então? Alguém aí já leu esse livro? Gostaram? E a resenha da Gabi? Curtiram? Comentem! Queremos saber de tudo, viu?!

Beijos!


Nenhum comentário :

Postar um comentário