Boa tarde, pessoal!
![]() |
Clique aqui para saber mais sobre o projeto! |
Hoje eu trago a resenha do aluno Adilson José Grossl Junior do 3ºano sobre o livro Canaã, de Graça Aranha.

Ambos se tornam amigos e vão morar juntos em Rio Doce. Até que, em uma festa, Milkau conhece Maria, uma moça que vinha passando por muitas dificuldades. Ela estava grávida e havia sido abandonada logo que o seu protetor e dono da casa em que morava morreu, e seu amante, o qual era a verdadeira paixão de Maria, se casou com outra mulher.
Sabendo de sua vida, o alemão de bom coração arruma um trabalho para ela no cafezal de alguns conhecidos, porém, um dia ela acaba perdendo as forças e caindo. Seu filho nasce ali mesmo e é devorado por porcos. Algumas mulheres vendo a cena, acreditavam que ela tinha feito aquilo de propósito, acusando-a de matar o próprio filho.
Ela acabou sendo presa, mas Milkau sempre a visitava, acreditando na sua inocência. Até que um dia, acaba cometendo uma loucura por amor.
O livro se torna interessante pela forma que muda sua temática, centrada nas discussões ideológicas de Milkau e Lentz, introduzindo, aos poucos, um romance.
Outro ponto é que a história traz por meio de seus personagens as principais formas de pensamento alemão. Com Milkau, o pensamento positivo, a busca por Canaã, uma cidade prometida, além da crença de que a mistura das raças é algo bom. Já Lentz, possui o pensamento nazista de que haveria uma raça superior e que a Alemanha iria dominar todo o mundo.
É uma trama bem amarrada, porém um pouco cansativa e que necessita de muita atenção e de um conhecimento histórico prévio para compreender a época em que se situa a narrativa.
Apesar de ter certa dificuldade no início, é um livro que recomendo, já que depois que comecei a entendê-lo, me envolvi e gostei muito, mesmo não sendo um leitor assíduo.
Gostaram da resenha do Adilson? Alguém aí já leu Canaã? O que acharam? Comentem!
Beijos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário