Título: Como enlouquecer seu professor de Física
Autora: Elika Takimoto
Número de páginas: 160
Ano: 2017
Editora: Editora do Brasil
* Exemplar cedido em parceria com a editora.
Imagine um professor de Física diante do desafio de conduzir uma turma de Ensino Médio que não está nem aí para a disciplina...
Esse é o drama que o professor Inácio enfrenta na turma 103 do conceituado colégio Nata do Saber.
Ao tomar conhecimento que o próximo bimestre seria ainda mais difícil que o anterior, Hideo e sua turma entram em desespero. Afinal, para que aprender isso tudo se não vão usar para mais nada além da prova do vestibular?
Ainda bem que Hideo tem uma ideia. Resta saber se vai funcionar...
O que ele e os demais sequer imaginavam é que ao invés de apenas enrolar o professor para evitar o andamento do conteúdo, ele faria o experiente professor Inácio mudar seus conceitos sobre ciência e rever seu método tradicional de ensino.
Através de uma narrativa dinâmica, envolvente, reflexiva e extremamente crítica no que diz respeito ao método tradicional de ensino nas escolas, que reduz-se apenas ao esforço para passar no vestibular e muitas vezes nem sequer possui qualquer correlação com a realidade, este livro nos posiciona diante de temas relevantes sobre a construção da cidadania e a formação do aluno como ser social, crítico e questionador de sua própria existência.
Os personagens principais, Hideo e Inácio, nada mais são que um conflito da mente da própria autora que, ao realizar pesquisas acadêmicas na área da Filosofia, pôde trazer para sua realidade, como professora de Física, uma nova abordagem de ensino, baseada no questionamento e na dúvida como ponto de partida para o aprendizado efetivo.
Como enlouquecer seu professor de Física foi uma obra totalmente diferente do que tenho lido recentemente e creio que seja um alerta para todo profissional que, seguro de si, acredite que já sabe tudo, pois a autora consegue nos desnudar e mostrar nossa ignorância diante de nossas próprias certezas, muitas vezes infundadas.
CLASSIFICAÇÃO:
Esse é o drama que o professor Inácio enfrenta na turma 103 do conceituado colégio Nata do Saber.
Ao tomar conhecimento que o próximo bimestre seria ainda mais difícil que o anterior, Hideo e sua turma entram em desespero. Afinal, para que aprender isso tudo se não vão usar para mais nada além da prova do vestibular?
Ainda bem que Hideo tem uma ideia. Resta saber se vai funcionar...
O que ele e os demais sequer imaginavam é que ao invés de apenas enrolar o professor para evitar o andamento do conteúdo, ele faria o experiente professor Inácio mudar seus conceitos sobre ciência e rever seu método tradicional de ensino.
"Hideo não sabia que era capaz de fazer um professor de Física pensar tanto sobre uma pergunta feita por um aluno como ele. [...] Estava, porém, bastante animado com a constatação de que era capaz de silenciar um homem da ciência por alguns (e não poucos) minutos."
"Dentro da cabeça do professor, o conhecimento ganhou outra dimensão. Aquela cabecinha cheia de certezas estava permeada de dúvidas e curiosidades, como se ele voltasse a ter 5 anos de idade."
"O conhecimento parece que é um mergulho no mar do desconhecido e não uma marcha em solos firmes como sempre nos fizeram acreditar que fosse. É nas perguntas e nas dúvidas que se começa essa maravilhosa apneia, e não nas respostas!"
"Mudar dói muito porque é enterrar quem já fomos um dia e isso nem sempre é fácil de fazer..."
Através de uma narrativa dinâmica, envolvente, reflexiva e extremamente crítica no que diz respeito ao método tradicional de ensino nas escolas, que reduz-se apenas ao esforço para passar no vestibular e muitas vezes nem sequer possui qualquer correlação com a realidade, este livro nos posiciona diante de temas relevantes sobre a construção da cidadania e a formação do aluno como ser social, crítico e questionador de sua própria existência.
Os personagens principais, Hideo e Inácio, nada mais são que um conflito da mente da própria autora que, ao realizar pesquisas acadêmicas na área da Filosofia, pôde trazer para sua realidade, como professora de Física, uma nova abordagem de ensino, baseada no questionamento e na dúvida como ponto de partida para o aprendizado efetivo.
Como enlouquecer seu professor de Física foi uma obra totalmente diferente do que tenho lido recentemente e creio que seja um alerta para todo profissional que, seguro de si, acredite que já sabe tudo, pois a autora consegue nos desnudar e mostrar nossa ignorância diante de nossas próprias certezas, muitas vezes infundadas.
CLASSIFICAÇÃO:
MUITO BOM! |
Nenhum comentário :
Postar um comentário