Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29/10/2018

# Dica de Leitura # 181

Título: Coração de Poeta
Subtítulo: Em Prosa e Verso
Autor: Marcos São Mateus Mônaco
Número de páginas: 256
Ano: 2018
Editora: Lura Editorial

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Dividido em três partes, Coração de Poeta apresenta, em um primeiro momento, a biografia de um dos maiores defensores dos direitos humanos do século XIX: o escritor Antônio José Soares de Souza Júnior, autor do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras. 
"Soares de Souza Júnior foi um incansável lutador pelos direitos humanos, defendendo as ideias de liberdade, em diferentes níveis. Abolicionista e Republicano convicto, utilizou sua obra literária em busca desses ideais. Defendeu a liberdade de um povo brutalmente escravizado, defendeu a independência política e econômica para o seu país, defendeu a dignidade dos excluídos da sociedade e exigiu lisura da classe política no trato da coisa pública."

Com o objetivo de mostrar a sua importância literária e resgatar o seu legado através de recortes de jornais e de uma pequena antologia de poesias, que compreende a segunda parte do livro, e uma de contos, que compõe a terceira, o autor, Marcos Mônaco, soube organizar muito bem toda a sua pesquisa, respeitando a linearidade dos fatos e reunindo trechos de obras, reportagens, recortes de jornais e transcrições críticas da época, caracterizando com maior veemência o período histórico do qual Soares de Souza Júnior fez parte.




Não costumo ler biografias, exceto de pessoas cuja carreira eu acompanho, então posso dizer que este livro foi uma experiência bastante diferente, mas também muito inspiradora após tomar conhecimento da trajetória de um dos dramaturgos mais aplaudidos no Brasil do século XIX, o qual, infelizmente, eu sequer sabia que existia. Sou formada em Letras, e durante os quatro anos de curso, nunca foi tocado no nome deste autor, que tanto fez pelo nosso país através de suas críticas sociais com uma dose exata de sarcasmo. Além de ser extremamente interessante, Coração de Poeta é um prato cheio para os amantes de história e literatura.

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!



2 comentários :

  1. Já quero haha

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Milena!

    Grato pela dica literária! =)
    Abraços,

    Daniel Moraes
    www.luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir