Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01/11/2018

# Dica de Leitura # 183

Título: Novo Poder
Subtítulo: Democracia e Tecnologia
Autor: Alê Youssef
Número de páginas: 152
Ano: 2018
Editora: Letramento

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Aquilo que antes era apenas um trabalho de conclusão de curso do autor e ativista Alê Youssef, acaba de se transformar em livro. 

Abordando temas extremamente atuais, esta obra nos leva a refletir - com responsabilidade - se, de fato, lutamos pela democracia, no sentido real da palavra, ou se apenas nos mantemos limitados à mesma bolha social, em que muitos fazem morada: as redes sociais.

Até que ponto chamamos a atenção dos governantes do jeito certo para aquilo que consideramos essencial?

"Os tweets indignados e outras formas de mobilização on-line fazem barulho, mas abalam pouco os planos do governo."
"As hashtags mobilizadoras, as guerras virtuais, os memes e toda forma de ativismo atual, majoritariamente ocupam a timeline de grandes plataformas, geridas por interesses de grandes empresas. Para os ativistas, parece não existir outra maneira de mobilização on-line que não seja travar as disputas nesses grandes condomínios privados, que reúnem grande parte da população."


Novo poder não se trata apenas de uma obra que busca apontar a importância da tecnologia diante da democracia; o autor conseguiu dar luz a pensamentos de pouca circulação em debates tradicionais, nos fazendo pensar não só no papel da política e do próprio Estado, como também sobre a nossa forma de pensar e protestar, além de refletir sobre a atual crise democrática e os pontos positivos e negativos de seus sistemas de representação contemporâneos que, muitas vezes, ao invés de aproximarem, afastam a sociedade da efetiva participação política.

"A falta de protesto é muito perigosa para a sociedade, pois este significa um sintoma de necessidade de mudança social."

Este não é o tipo de livro que costumo ler, mas acredito que ele seja de suma importância para nossa formação como seres sociais e políticos, ainda mais por se tratar de um tema complexo e atual, que nos exige extrema atenção. Acabei demorando um pouco mais do que o previsto com a leitura, pois algumas partes da obra conseguiram me fazer entrar em profundo estado de questionamento, no entanto, posso dizer que tive um bom aproveitamento, apesar da demora para concluir o livro.

Além de possuir folhas amareladas e a capa que tem tudo a ver com o assunto abordado, a diagramação está muito caprichada e a revisão bem feita. A Editora Letramento, mais uma vez, conseguiu se superar.

E para os interessados em se aprofundar no assunto, deixo o seguinte conselho:

Leia devagar. Aprecie. Questione. Reflita.

CLASSIFICAÇÃO: 


MUITO BOM!


Nenhum comentário :

Postar um comentário