Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

03/11/2018

# Dica de Leitura # 184

Título: Em algum lugar do mundo
Autora: Anna Claudia Ramos
Número de páginas: 40
Ano: 2018
Editora: Editora do Brasil

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Criança é criança em qualquer parte do mundo e, diferente do que muitos adultos podem pensar, elas também questionam muitas coisas que acontecem ao seu redor, seja em sua família, na escola ou até mesmo dentro de cada uma delas. E é aí que surgem muitas ideias, histórias fantásticas e até mesmo soluções mirabolantes para salvar o mundo!

Inclusive, neste exato momento, crianças de todas as partes do mundo gostariam de contar o que pensam, o que desejam e os mais diversos sentimentos que habitam em seus pequenos corações. Como o Daniel, por exemplo, que sonha em se tornar um anjo para poder visitar o avô que já faleceu, ou o Stéfano, que pretende encontrar a cura para a saudade.

Já o Vinícius, pretende crescer, casar e se tornar pai, para provar para si mesmo que um pai herói existe, já que o seu sumiu pelo mundo.

Iskra tenta descobrir por que sempre que os adultos estão nervosos, descontam nas crianças e o Chico, como construir uma horta gigante para acabar com a fome no mundo.

Nem tão perto e nem tão distante, Guigo está empenhado em suas pesquisas sobre como criar uma máquina que faz os deveres de casa, enquanto o maior sonho da pobre Rita é começar a estudar.

Inconformada com diversas situações, Hanna questiona a existência do preconceito, afinal, todos deveriam ter o direito de ser como quiserem e fazerem suas próprias escolhas. A Yara, por sua vez, acha uma grande chatice essa história de separar a brincadeira de menina da brincadeira de menino. Talvez seja por isso que Gianna sonha em ser escritora e criar seu próprio mundo de faz de conta, muito mais legal que o real.

Falando em viver um faz de conta, Sueli acredita que ainda vai virar uma sereia para poder nadar ao lado dos golfinhos, enquanto o sonho da Lia é bem mais simples: apenas conhecer o mar.

Estas crianças, de todos os cantos do planeta, têm pensamentos ora semelhantes, ora extremamente diferentes. Porém, uma coisa elas têm em comum: não entendem por que os adultos complicam tanto as coisas, afinal, tudo poderia ser muito mais simples se eles as ouvissem ao invés de tentar calar suas vozes.


Através da pureza, criatividade, imaginação, diversidade étnica e cultural, Em algum lugar do mundo nos traz inúmeras reflexões sobre nossas próprias atitudes diante das mais diversas situações e apresenta uma verdadeira celebração a todas as crianças, geniais em sua essência, múltiplas em suas vozes, desejos, sonhos e aspirações e inspiradoras em sua verdade.

Cheias de imaginação e vontades, brincando aqui e questionando ali, independente de onde estejam, essas pequenas crianças motivam o mundo a ser um lugar melhor. E nós, adultos, devemos despertar esta parte incrível e mágica que, bem lá no fundo, ainda habita em nós. Se pensássemos ou agíssemos com a mesma esperança, sensibilidade e simplicidade das crianças, teríamos uma realidade diferente sobre o mundo que nos cerca.

Com ilustrações fofas e belíssimas, diagramação caprichada e revisão bem feita, somos presenteados com esta maravilhosa obra da Anna Claudia Ramos; um livro que te faz pensar, seja você uma criança, como as desta história, ou então um adulto, disposto a mudar, um pouco que seja, o mundo ao seu redor.

CLASSIFICAÇÃO:   

ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário