Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/11/2018

# Dica de Leitura # 191

Título: Poliana
Autora: Eleanor H. Porter
Número de páginas: 192
Ano: 2018
Editora: Nova Fronteira

Paulina Harrington vê sua vida virar de cabeça para baixo quando recebe um telegrama dizendo que é a única parente viva e, portanto, a única responsável pela pequena Poliana, uma menina de 11 anos, fruto do amor de sua irmã mais velha, Joana Harrington e o missionário John Whittier, um homem que nunca fora bem aceito pelos Harrington, uma vez que Joana deixara de lado uma vida luxuosa para prender-se a um homem que não tinha nada, a não ser o seu amor, para lhe oferecer.

A chegada da pequena órfã, vinda do Oeste, vai mudar completamente a vida dos moradores da cidadezinha de Beldingsville; apesar de muito jovem, Poliana já sofreu muito em sua vida, mas isso não impede que encontre a felicidade nos pequenos detalhes e supere os percalços em seu caminho com o "jogo do contente", o qual lhe fora ensinado pelo pai e que consiste em sempre ver o lado bom da vida.



"Eu estava fazendo o jogo do contente, mas sem pensar, como me acontece tantas vezes. A gente se acostuma e brinca sem saber."
"Com um pouco de esforço, conseguimos gostar do que encontramos e esquecer o que queríamos achar."


Publicada pela primeira vez em 1913, Poliana é uma obra iluminada e apaixonante, cuja leitura deveria ser obrigatória, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta. Com a ingenuidade e pureza de uma criança, Poliana consegue nos ensinar belíssimas lições e nos faz acordar para a vida e perceber que nem tudo está perdido. Afinal, tudo depende da maneira através da qual encaramos os fatos...



Sempre tive curiosidade de ler esse livro, porém nunca havia tido a oportunidade. Até que decidi comprá-lo certo dia desses e creio que foi a melhor coisa que fiz. Agora entendo por que é uma obra tão querida pelos leitores e comigo não foi diferente; Poliana foi a personagem mais incrível que conheci em 2018, dá até vontade de guardá-la num potinho! Levarei para sempre seu "jogo do contente" como lição de vida e tenho certeza que, apesar da demora, fiz a leitura no momento certo e no qual mais precisava.


A narrativa é cativante e fluída. Não tem como não se apaixonar! A edição da Nova Fronteira é a mais linda que já vi: todas as páginas foram ilustradas com muito cuidado e o resultado não poderia ser mais perfeito!


"Em tudo há alguma coisa de bom. A questão é descobrir onde está."

*** Este livro foi o escolhido do mês de novembro para cumprir o Desafio 12 Meses Literários 2018, cujo tema era "um livro que ganhou uma adaptação". Para quem não sabe, o livro teve duas adaptações nas telonas, uma em 1920 e outra em 1960, e também nas telinhas em forma de telenovela, nos anos de 1956 (pela Rede Tupi) e em 2018 (pelo SBT).

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!



Um comentário :