Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29/11/2018

# Dica de Leitura # 194

Título: Linha 4 Amarela
Autor: Felipe S. Mendes
Número de páginas: 224
Ano: 2018
Editora: Lura Editorial

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Em uma conspiração política, um grupo terrorista explode sete bombas implantadas em drones em todas as entradas e saídas das estações Paulista e Consolação. Milimetricamente pensada, a explosão acontece em horário de pico e deixa mais de sete mil pessoas soterradas, entre elas o filho do governador.

O grupo SETE atinge diretamente os três poderes e faz exigências bem peculiares em nome da população, como, por exemplo, a alteração do salário dos governantes para um salário mínimo. E, caso não sejam atendidas as suas exigências, de hora em hora mais bombas serão explodidas.

"Todas essas cordas que te prendem não chegam a um terço das que carrego comigo, dos traumas que existem aqui dentro, da dor e traição. Isso não é assassinato. Isso é justiça."

Tentando abafar o caso a todo custo, a fim de não negociar com os terroristas e não apavorar a população, o governo é surpreendido quando um locutor de uma rádio local descobre informações sigilosas e compartilha o estado caótico da maior metrópole da América Latina com os ouvintes e internautas. O caos está instalado na cidade de São Paulo e o tempo está acabando. Se não agirem rápido, mais vidas serão ceifadas. Mas será que o SETE está blefando? Até que ponto a justiça pode ser feita?


Narrado em terceira pessoa sob a ótica de diversos personagens, somos apresentados a um jogo de interesses e poder que descreve com maestria o cenário político brasileiro atual. Corrupção, troca de favores e muita sujeira embaixo do tapete resulta em uma narrativa brilhante, composta por políticos que só pensam em seus próprios interesses e por uma teoria da conspiração maravilhosa. Mas neste cenário de chantagem e manipulação, quem irá ceder? Terrorismo ou justiça? Qual a linha tênue que separa esses dois opostos?

Com um enredo original e uma narrativa frenética, Linha 4 Amarela tem uma pegada hollywoodiana; repleta de ação e suspense, nos envolvendo com sua intensidade, seus personagens bem elaborados e seus temas extremamente polêmicos, além é claro de nos fazer refletir sobre nossas escolhas e as consequências de nossos atos (ou a falta deles).

Os capítulos são curtos, a leitura é bem fluída e em poucas horas descobri o desfecho, o qual me surpreendeu em demasia.

Este foi o primeiro contato que tive com algum livro do Felipe, e posso dizer que fiquei apaixonada pela maneira que ele articulou o enredo e os personagens para construir uma das mais belas críticas sociopolíticas que já li.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


Um comentário :

  1. Olá, Milena! Tudo bem contigo?

    Gostei muito do "Linha 4 Amarela" e já ler a continuação, pois promete!
    Sua resenha está muito legal! =)


    Beijos,
    Danny
    irmaoslivreiros.com.br/blog

    ResponderExcluir