Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19/11/2018

# Entrevista com a autora Malu Simões

Oi, gente!

No post de hoje trago uma entrevista exclusiva com a Malu Simões, autora do livro Depois do primeiro olhar lançado pela editora The Books e resenhado este mês aqui no blog (confira a resenha).


1 - De onde surgiu a ideia de escrever "Depois do primeiro olhar"?
Eu estava assistindo a um telejornal e me encantei por uma reportagem sobre a reinauguração da belíssima Fontana di Trevi, em Roma. Tive logo a ideia do Prólogo e de uma personagem que pertencesse a uma família italiana. O restante do enredo busquei inspiração em vários artigos que li nas revistas que vêm anexadas ao Jornal O Globo aos domingos, desde detalhes sobre as profissões dos personagens até o misticismo da Marília.

2 - Em seus livros você faz uma perfeita descrição de cenários e creio que haja muito estudo e pesquisa para atingir esses objetivos. Em "Para sempre Lara", você optou pelo cenário suíço. Já em "Depois do primeiro olhar", pelo italiano. Há algum motivo específico?
Gosto de viajar. E sempre encontro inspirações nesses momentos, ou deixo as imagens dos lugares arquivadas em minha memória para serem usadas no momento certo.
Quando a The Books pediu para que eu escrevesse uma história que se desenrolasse na época do Natal, vieram as imagens da cidade de Interlaken, na Suíça, a qual visitei, em minha mente. Flocos de neve, roupas de frio, construções europeias... tudo isso me remeteu à época do Natal e aos filmes do Netflix. Então a história do Christer e da Lara surgiu de forma natural.
A história de Depois do Primeiro Olhar se desenrola na cidade de São Paulo. Porém o Prólogo acontece em Roma.
Não viajei ainda à Itália, portanto tive que pesquisar muito para escrever o cenário com fidelidade.
Entretanto fui três vezes à cidade de São Paulo e caminhei por todos os locais que a personagem Marília se apresenta na história. Cliquei muitas fotos, principalmente da rua Hadock Lobo, onde se localiza o escritório de arquitetura que a Marília trabalha.

3 - Como você faz para escolher os nomes dos seus personagens? Pede ajuda aos leitores? Homenageia alguém em especial?
Geralmente eu estudo o significado dos nomes, a nacionalidade dos personagens, homenageio pessoas próximas como as minhas amigas de infância e adolescência; depende do contexto da história. Escrevi agora um conto infantil que se desenrola na região oriental da Europa, então escolhi nomes russos.

4 - Com qual das suas protagonistas você mais se identifica, Mia, Lara ou Marília?
Um pouquinho com cada uma delas. Mas a que eu mais me identifico é com a Marília, apesar de gostar do jeito irreverente da Mia e da meiguice da Lara.

5 - Qual mensagem você quis passar aos leitores do seu novo livro?
Que dificuldades existirão em nossas vidas e servem de incentivo para nós nos reinventarmos, além da importância de estarmos receptivos para novas experiências e para as diferenças de opiniões. Gosto também de enfatizar a relevância da família em nossas vidas. E a família Canetti é barulhenta e unida.

Mais uma vez, agradeço o seu carinho e atenção pelo blog, Malu!
E aí, gente? Gostaram de saber um pouco mais sobre essa maravilhosa autora nacional? Comentem!

Beijos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário