Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22/07/2019

# Dica de Leitura # 205

Título: Kakopi, Kakopi!
Subtítulo: Brincando e jogando com as crianças de vinte países africanos
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Número de páginas: 48
Ano: 2019
Editora: Melhoramentos

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Criança é criança em qualquer lugar do mundo, e não há uma sequer que não goste de se divertir por horas a fio, não é verdade?

Em Kakopi, Kakopi - Brincando e jogando com as crianças de vinte países africanos, vamos conhecer Korir e Chentai, dois irmãos que estudam e vivem no Quênia, e que foram desafiados por seu professor a pesquisar e escolher as brincadeiras mais divertidas e interessantes de todo o continente africano. Mas essa tarefa não foi nem um pouco fácil, afinal, foram muitas cartas e e-mails recebidos e, além do inglês, idioma falado no Quênia, as duas crianças também se depararam com brincadeiras em outras línguas, como português, francês e árabe. Ainda bem que conseguiram uma ajuda mais que especial para traduzir tudo aquilo...

Agora, com a pesquisa feita e as brincadeiras selecionadas, chegou a hora de expor o trabalho que, sem dúvida, foi um sucesso!


O enredo baseia-se nas pesquisas e andanças do autor pelo continente africano, e as belíssimas ilustrações de Marilia Pirillo permitem que essa viagem se torne ainda mais divertida e inesquecível. Embora sejamos convidados a conhecer novas maneiras de brincar, é possível perceber que alguns jogos e brincadeiras se assemelham àqueles praticados aqui no Brasil, pois como diria o escritor moçambicano, Mia Couto: "Vivemos em geografias diferentes, mas estamos sentados na mesma varanda". Além disso, através das brincadeiras citadas, acabamos conhecendo um pouco mais sobre os costumes, tradições e até mesmo a própria história do continente africano.

Fica aqui o meu convite para você embarcar nesta viagem cultural, cuja leitura é rápida e simples, porém, repleta de diversidade e conhecimento!

CLASSIFICAÇÃO: 

MUITO BOM!


2 comentários :

  1. Oi, Milena!
    Tenho vários sobrinhos que iriam adorar esse livro!
    Muito bom ver livros infantis que são bem ilustrados e com algum tipo de conhecimento cultural.

    Beijos
    Eliana
    https://construindoestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de livrinhos infantis e fiquei com vontade de conhecer esse. Amei a fala que você selecionou do autor Mia Couto (preciso ler os livros dele!) e concordo completamente, apenas vivemos em partes diferentes do mundo, mas no fim, somos iguais na essência, naquilo que é mais intrínseco.

    Fico imaginando quais foram as brincadeiras selecionadas e o quão parecidas são com as nossas. Deu uma saudade da infância! Queria voltar no tempo...

    Bjs!

    ResponderExcluir