Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19/12/2019

# Dica de Leitura # 209

Título: Flicts
Autor: Ziraldo
Número de páginas: 104
Ano: 2019
Editora: Melhoramentos

Lançado no mesmo ano em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, Flicts, o primeiro livro infanto-juvenil de Ziraldo, completa 50 anos em 2019.

Escrito em tempo recorde (apenas dois dias), esta obra é considerada um grande marco na literatura infantil brasileira, tanto na questão poética quanto na estética. E por isso, para comemorar o cinquentenário desse livro ousado e objetivo em sua subjetividade, a Editora Melhoramentos traz uma edição especial, com a versão original da obra.

Mas afinal, qual é a história de Flicts?


Flicts é uma cor diferente que busca seu lugar no mundo. Ela não está na caixa de lápis de cor, nem nas bandeiras dos países e tampouco no arco-íris. Além de não se encaixar em parte alguma, ela é rejeitada pelas demais cores por ser apenas "o frágil, feio e aflito Flicts" que "não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul". Em meio à tanta falta de lugar, a corzinha, cansada, decide tomar um rumo totalmente inesperado e acaba se encontrando na Lua. Isso mesmo. Na Lua!

Enquanto Neil Armstrong fazia história lá em cima, Ziraldo fazia o mesmo aqui embaixo, trazendo à tona a mensagem de que por mais diferentes que as pessoas sejam, todas são especiais e possuem o seu lugar no mundo. Quem nunca sentiu o peso da rejeição e a necessidade de encaixar-se a um grupo ou a um lugar, assim como o personagem do livro, que atire a primeira pedra. E é através de versos extremamente singelos que o autor traz uma lição significativa para o leitor: ser diferente ou pensar diferente não é um problema, pelo contrário; a diversidade e a pluralidade são a maior riqueza de um povo.

Com uma história tão linda, não é à toa que a embaixada brasileira nos Estados Unidos presenteou o astronauta com um exemplar de Flicts. Afinal, ninguém melhor que o primeiro homem a pisar na Lua para dizer qual é a sua cor. E a resposta não poderia ser melhor: "A Lua é Flicts".

Cresci lendo os livros do autor e sou extremamente apaixonada pela genialidade de suas histórias que, mais do que serem lidas, podem ser sentidas, como é o caso deste pequeno grande livro. 

Flicts é poesia. Flicts é universal. Flicts nos ensina a ver, a refletir e a ser feliz.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário