Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

01/05/2020

# Dica de Leitura # 224

Título: A garota que lia as estrelas
Subtítulo: Uma história de fantasia e coragem
Autora: Kiran Millwood Hargrave
Número de páginas: 264
Ano: 2019
Editora: Jangada

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

"As estrelas são os mapas mais antigos, os mais preciosos. Elas podem dizer onde você está melhor do que uma bússola - afinal, têm uma visão panorâmica. Se você aprender a ler as estrelas, jamais se perderá."

Desde a chegada do tirano governador Adori à Ilha de Joya, a vida dos habitantes deste território cercado por lendas, magia e mistério nunca mais fora a mesma. Além de interditar as fronteiras do local, impedindo o direito de ir e vir da população, baniu parte dela para os Territórios Esquecidos, local onde as condições de vida e as chances de sobrevivência eram escassas. E aos que ficaram em Gromera, não restou outra alternativa a não ser aceitar a triste realidade à qual foram subjugados. 

E é nesse vilarejo que conhecemos Isabella Riosse, uma garota de 13 anos que vive apenas com o pai, um exímio cartógrafo, desde a morte da mãe e do irmão gêmeo, Gabo. Ela cresceu rodeada de mapas e sempre se viu fascinada pelas histórias fantásticas envolvendo a ilha onde morava, tanto é que seu sonho era sair em uma expedição com o intuito de mapear aquilo que o pai ainda não havia feito.

O que ela sequer poderia imaginar é que o assassinato de Cata, uma colega de escola, e o consequente desaparecimento de Lupe, sua melhor amiga e filha do governador Adori, a levariam para os tão almejados Territórios Esquecidos.

Guiada por um mapa com cerca de mil anos, que herdara da mãe, e o conhecimento que tem das estrelas, Isabella se disfarça de menino e embarca rumo ao desconhecido na tentativa de salvar a melhor amiga e o povo de Gromera. Será que ela vai conseguir?

"Cada um de nós carrega o mapa de nossa vida impresso na pele, na maneira como caminhamos, até mesmo na maneira como crescemos."

Com uma protagonista forte, destemida e de espírito aventureiro, que enxerga em suas perdas e em seus medos a mola que a impulsiona a prosseguir e a lutar com unhas e dentes pelo que acredita, "A garota que lia as estrelas" esbanja fantasia e nos presenteia com uma história repleta de lendas e mistérios, trazendo à tona belíssimos ensinamentos sobre coragem, amor, amizade, perdão, perseverança e bravura. Além de servir como porta de entrada aos conhecimentos sobre cartografia e expor ao leitor os perigos de uma sociedade dominada por um tirano que governa em benefício próprio, esquecendo a verdadeira missão de um líder.

Com uma edição rica em detalhes e um enredo muito bem ambientado, a autora consegue nos envolver de tal maneira, que tudo o que eu mais queria no momento era encontrar um mapa que me levasse a essa ilha! Se você, assim como eu, é apaixonado por fantasia ou deseja ingressar neste gênero literário, esse livro é, sem dúvida, uma excelente opção!

"Nem sempre você precisa de um mapa para encontrar seu caminho de volta. Embora muitas vezes isso ajude. E então, no que você acredita?"

CLASSIFICAÇÃO:  

ÓTIMO!



Nenhum comentário :

Postar um comentário