Título: A garota que lia as estrelas
Subtítulo: Uma história de fantasia e coragem
Autora: Kiran Millwood Hargrave
Número de páginas: 264
Ano: 2019
Editora: Jangada
* Exemplar cedido em parceria com a editora.
"As estrelas são os mapas mais antigos, os mais preciosos. Elas podem dizer onde você está melhor do que uma bússola - afinal, têm uma visão panorâmica. Se você aprender a ler as estrelas, jamais se perderá."
Desde a chegada do tirano governador Adori à Ilha de Joya, a vida dos habitantes deste território cercado por lendas, magia e mistério nunca mais fora a mesma. Além de interditar as fronteiras do local, impedindo o direito de ir e vir da população, baniu parte dela para os Territórios Esquecidos, local onde as condições de vida e as chances de sobrevivência eram escassas. E aos que ficaram em Gromera, não restou outra alternativa a não ser aceitar a triste realidade à qual foram subjugados.
E é nesse vilarejo que conhecemos Isabella Riosse, uma garota de 13 anos que vive apenas com o pai, um exímio cartógrafo, desde a morte da mãe e do irmão gêmeo, Gabo. Ela cresceu rodeada de mapas e sempre se viu fascinada pelas histórias fantásticas envolvendo a ilha onde morava, tanto é que seu sonho era sair em uma expedição com o intuito de mapear aquilo que o pai ainda não havia feito.
O que ela sequer poderia imaginar é que o assassinato de Cata, uma colega de escola, e o consequente desaparecimento de Lupe, sua melhor amiga e filha do governador Adori, a levariam para os tão almejados Territórios Esquecidos.
Guiada por um mapa com cerca de mil anos, que herdara da mãe, e o conhecimento que tem das estrelas, Isabella se disfarça de menino e embarca rumo ao desconhecido na tentativa de salvar a melhor amiga e o povo de Gromera. Será que ela vai conseguir?
"Cada um de nós carrega o mapa de nossa vida impresso na pele, na maneira como caminhamos, até mesmo na maneira como crescemos."
Com uma protagonista forte, destemida e de espírito aventureiro, que enxerga em suas perdas e em seus medos a mola que a impulsiona a prosseguir e a lutar com unhas e dentes pelo que acredita, "A garota que lia as estrelas" esbanja fantasia e nos presenteia com uma história repleta de lendas e mistérios, trazendo à tona belíssimos ensinamentos sobre coragem, amor, amizade, perdão, perseverança e bravura. Além de servir como porta de entrada aos conhecimentos sobre cartografia e expor ao leitor os perigos de uma sociedade dominada por um tirano que governa em benefício próprio, esquecendo a verdadeira missão de um líder.
Com uma edição rica em detalhes e um enredo muito bem ambientado, a autora consegue nos envolver de tal maneira, que tudo o que eu mais queria no momento era encontrar um mapa que me levasse a essa ilha! Se você, assim como eu, é apaixonado por fantasia ou deseja ingressar neste gênero literário, esse livro é, sem dúvida, uma excelente opção!
CLASSIFICAÇÃO:
"Nem sempre você precisa de um mapa para encontrar seu caminho de volta. Embora muitas vezes isso ajude. E então, no que você acredita?"
CLASSIFICAÇÃO:
ÓTIMO! |
Nenhum comentário :
Postar um comentário