Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28/05/2020

# Dica de Leitura # 227

Título: O segredo da livraria de Paris
Autora: Lily Graham
Número de páginas: 208
Ano: 2020
Editora: Gutenberg

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

Uma solitária senhora embarca em uma viagem de trem rumo à sua velha e querida Paris. No banco do lado, uma jovem de 20 anos decide ajudá-la com a mala, mas se assusta com o peso da bagagem. "Memórias", explica a senhora. É assim que somos convidados a entrar na intimidade dessa mulher e descobrir qual é a história que ela tem para contar.

Em meio a um dos períodos mais indecorosos da História da humanidade, provocado pela ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, aos três anos de idade, Valerie Dupont acabou sendo separada de sua família. Logo após a morte dos pais, ela foi levada de Paris para Londres para viver com uma prima distante, que deveria chamar de tia Amélie.

Depois de passar a vida toda acreditando ser a única sobrevivente da família Dupont, no dia em que completou 20 anos, Amélie decide lhe contar que seu avô está vivo e é dono de uma livraria em Paris.

Decidida a descobrir o que aconteceu com seus pais e o motivo de o avô nunca tê-la procurado durante todos esses anos, ela encara o anúncio de emprego na livraria Gribouiller como um sinal do destino e se candidata à vaga de livreira. Com um nome falso, Valerie desembarca em Paris carregada de perguntas. Estará ela preparada para encarar as respostas?

"Para alguns, a verdade é um fardo, algo que nunca pode ser restaurado depois de solto (...), mas para mim foi o oposto. Foi uma âncora no passado que me deu uma sensação de pertencimento, mesmo que fosse um pertencimento doloroso de suportar."

Com um enredo comovente, repleto de segredos e uma boa dose de drama, vamos viajar no tempo, caindo de paraquedas diante do caos provocado pela Segunda Guerra Mundial, onde temos os relatos de Mireille, mãe da protagonista, intercalando com passagens de 1962, quando Valerie decide trilhar um novo caminho em busca de suas raízes. Essa dinâmica proposta pela autora foi sensacional, uma vez que a história ia se complementando e, aos poucos, as peças do quebra-cabeça iam se encaixando.

Já imaginava que me apaixonaria por essa história. Não apenas por ter esse pano de fundo histórico, mas também por ter toda essa questão da livraria em si. O amor que a família Dupont tem pela literatura, sem dúvidas, foi um dos pontos altos da narrativa.

Lily Graham consegue falar sobre a guerra de uma forma única, que não torna o livro pesado. Sua escrita é tão deliciosa e viciante que as páginas simplesmente vão passando sem você perceber.

O segredo da livraria de Paris é uma história inspiradora sobre autodescoberta, crescimento, coragem, medo, perdão, encontros, desencontros, superação e redenção, mas acima de tudo, sobre enfrentar nossos fantasmas e acreditar na força do amor. 

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!


Nenhum comentário :

Postar um comentário