Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31/08/2020

# Dica de Leitura # 239

Título: No final ficam os cedros
Autor: Pierre Jarawan
Número de páginas: 440
Ano: 2020
Editora: Jangada

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

"Se um cedro pudesse falar, nos contaria histórias que nunca esqueceríamos."

Samir é um garoto de 7 anos, filho de refugiados libaneses que receberam asilo político na Alemanha. Ele possui um elo muito forte com o pai, Brahim, que além de ser um homem afetuoso e admirado por todos, é um exímio contador de histórias. É assim que o menino conhece lugares incríveis, entre eles, o País dos Cedros, como é denominado o Líbano, a terra natal da sua família, que ele nunca teve a oportunidade de visitar pessoalmente, mas que sonha conhecer um dia.

Vivendo rodeado de pessoas com uma realidade parecida com a sua, ele vive uma infância feliz ao lado dos pais, da irmã, da sua melhor amiga, Yasmin, e do pai dela, Hakim.

Mas tudo muda quando seu pai desaparece misteriosamente, sem deixar vestígios, causando marcas profundas em toda a família, principalmente em Samir, que cresce cheio de mágoa, ressentimento e com uma dificuldade muito grande de criar laços. Vinte anos mais tarde, ainda inconformado, porém decidido a decifrar esse enigma que dilacera seu coração há tanto tempo, ele parte em busca do desconhecido e viaja para Beirute, palco dos contos de sua infância, apenas com um misterioso slide em mãos e as lembranças das histórias do pai na bagagem, a fim de encontrar pistas à sombra dos famosos cedros libaneses.

Essa investigação o conduz por um país ainda dividido, e podemos acompanhar de perto sua jornada geográfica, cultural e interna em busca de respostas, crescimento, aceitação e de si mesmo à medida as peças desse grande e enigmático quebra-cabeça vão se encaixando e trazendo à tona a seguinte reflexão: até que ponto um pai pode nortear a vida de um filho, fazendo-o esquecer do mais importante, que é viver?

Dividido em três partes e ambientado na Alemanha e no Líbano, "No final ficam os cedros" é um ficção histórica envolvente, cuidadosa, bem articulada, intensa e emocionante, marcada pela atualidade e repleta de revelações surpreendentes que prendem a atenção do leitor do primeiro ao último capítulo. Um drama familiar brilhante e sensível, que delineia presente e passado de forma fascinante e única, capaz de encantar todo e qualquer bom apreciador de literatura.

CLASSIFICAÇÃO: 

ÓTIMO!



Nenhum comentário :

Postar um comentário