Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

04/02/2021

# Dica de Leitura # 262

Título: Como a gente vira gente
Subtítulo: As maravilhosas aventuras de Tito e Vópsi na terra da humanidade
Autora: Rosa Maria Mariotto
Número de páginas: 90
Ano: 2019
Editora: InVerso

* Exemplar cedido em parceria com a editora.

A aventura de se tornar avó de Tito rendeu à psicanalista, Rosa Maria Mariotto, uma série de postagens nas redes sociais: sob o pseudônimo de Vópsi, ela narra suas descobertas como avó e as de seu neTito, como novo integrante deste mundão maluco.

"A vinda do meu neTito foi sem preparo, sem roteiro, sem cálculo. Mas renovou minha curiosidade, meu encantamento e meu desejo pelas crianças nessa sensacional empreitada que é tornar-se alguém."

Por meio de situações cotidianas, ela apresenta uma espécie de diário sobre a jornada de formação de uma criança e como cada detalhe se torna essencial ao longo do processo da construção do "eu", trazendo referências teóricas de alguns estudiosos das áreas de psicologia e psicanálise, resultado de sua experiência profissional.

Fruto de uma diversão virtual e de uma relação que transborda os mais puros e verdadeiros sentimentos, no ano de 2019, todos os registros de Vópsi nas redes sociais acabaram se transformando neste obra, que permite ao leitor entender o porquê de algumas reações infantis a certos estímulos. Sem dúvida, uma excelente dica de leitura para mamães, papais, vovôs e vovós em formação. Um ponto muito positivo e extremamente curioso é que não apenas a Vópsi fala sobre o neto; Tito também tem vez e voz na narrativa, como se estivesse falando diretamente com o leitor sobre as coisas que faz, vê e ouve.

"E é de risco em rabisco que vou tecendo o desejo de aprender, me transformando em leitor e escritor da minha história, passando de contado a contador nessa aventura maluca que é se tornar gente!"

A única ressalva é que há trechos demasiadamente teóricos, o que acaba dificultando o entendimento por parte daqueles que são leigos no assunto. Creio que se houvesse um rodapé explicativo e um pouco mais didático acerca das teorias mencionadas pela autora no decorrer do livro, a leitura se tornaria muito mais envolvente para todos os públicos e faria com que muitas pessoas se identificassem mais com a obra.

No geral foi uma leitura bastante interessante e diferente, apesar de que esperava me envolver mais quando li a premissa pela primeira vez.

"E eu sigo em obras, me experimentando em várias versões..."

CLASSIFICAÇÃO: 

BOM!





Nenhum comentário :

Postar um comentário