Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12/04/2021

# Dica de Leitura # 266

Título: A mulher que proclamou a República
Autor: Aguinaldo Tadeu
Número de páginas: 332
Ano: 2020
Editora: Penalux

* Exemplar cedido em parceria com o autor.

"O amor deixa inteiramente nu até mesmo os homens mais poderosos."

Do que é capaz um homem apaixonado e com o orgulho ferido? No mais novo romance de @tadeuaguinaldo, que mistura realidade e ficção, ele é capaz de derrubar a monarquia, que tanto admirava, e instaurar uma nova forma de governo no país.

Transpassando alguns anos que antecederam a queda de D. Pedro II até chegar a um curto período posterior ao 15 de novembro de 1889, o autor mescla a história do Brasil com a hipotética vida privada de uma das maiores figuras históricas nacionais: o Marechal Deodoro da Fonseca. 

Velho e doente, o primeiro presidente da República abre seu coração para Alcides, um serviçal que conquista sua confiança e a quem revela sua versão da história do Brasil, trazendo à tona os matizes de um país multifacetado e complexo, além de ter sua humanidade exposta ao elencar os reais motivos que o fizeram aderir à Proclamação da República. Nesse novo mosaico histórico que contradiz a história oficial, os relatos desse icônico militar deixam Alcides boquiaberto e o leitor mais ainda ao se dar conta de que a conduta do secretário é decisiva para o ápice da trama e para história do Brasil.

Composta por capítulos curtos, a obra conta ainda com notas explicativas e dados históricos que enaltecem a escrita do autor e referenciam toda a pesquisa e estudo necessários para compor essa narrativa tão original e descrita minuciosamente, cuja pluralidade de assuntos mantém sempre um bom ritmo de leitura e nos deixa ávidos para saber mais.

As referências a grandes nomes da literatura, tais como Machado de Assis e Olavo Bilac, me chamaram muito a atenção, assim como a presença de personagens femininas marcantes, as quais tiveram papel fundamental no desenrolar dos fatos, entre elas estão: Adelaide (a baronesa do Triunfo e amante de Deodoro), Mariana (esposa do marechal), Princesa Isabel e Nuta (esposa de Alcides).

Mais uma vez, @tadeuaguinaldo me cativou com sua exímia arte de contar histórias e me ensinou em poucas páginas aquilo que nunca aprendi nem nas minhas melhores aulas de História. Já consigo ver esse livro sendo adaptado para o cinema ou para o teatro e tenho dito: o mundo precisa conhecer Aguinaldo Tadeu!

"... um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la."

CLASSIFICAÇÃO:  
ÓTIMO!




Nenhum comentário :

Postar um comentário