Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31/01/2018

# Dica de Leitura # 131

Título: Anjo Russo
Autora: Zia Stuhaug
Número de páginas: 248
Ano: 2017
Editora: Mais que Palavras

* Exemplar cedido em parceria com a LC - Agência de Comunicação.

Elisa é uma médica brasileira de 29 anos que conheceu o marido Eirik Leiv em uma situação bastante delicada: seu cãozinho Marlon havia sido atropelado e precisou amputar uma das perninhas. Em meio ao tumulto gerado pelo atropelamento, Eirik, que assistia tudo de longe, resolveu ajudar a moça desesperada. Foi assim que os dois acabaram se aproximando, o que mais tarde, resultou em um romance. Eles decidiram morar na Noruega depois de casados, pois além de ser o país de origem de Eirik, era também a sede dos negócios de sua família.

Como o marido viaja na maior parte do tempo em função da empresa de salmão que gerencia, Elisa acaba ficando sozinha, tentando se adaptar aos costumes, às tradições e ao idioma por conta própria. E como se não bastasse todo esse choque cultural, a sogra sempre está no seu pé e acaba tendo mais autonomia na casa do casal que a própria Elisa.

Paralelamente a essa história, conhecemos Mattias Larsen, um professor de Mitologia Nórdica conceituado, mas também um homem frio, calculista e ambicioso. Ele fará de tudo para pôr as mãos em um tesouro há muito tempo escondido, envolvendo-se em crimes e profecias,não medindo esforços para tirar de seu caminho todo e qualquer empecilho, inclusive, Elisa.



O livro é uma verdadeira aula de história e de geografia, apresentando ao leitor uma cultura diferente repleta de enigmas e lendas e uma perfeita descrição da localização de cada ambiente pertencente à narrativa, sempre destacando os biomas, o clima e o tempo, em que tais aspectos foram apresentados com excelência. Além disso, a autora utilizou algumas palavras e expressões de origem nórdica durante a trama, mas sempre havendo uma explicação de seu significado. O antagonista, Mattias, foi muito bem construído, acho que posso considerá-lo um dos melhores (ou seria, um dos piores?) vilões que tive a oportunidade de conhecer. Aquele tipo que você fica com ódio, sabe? 

Por outro lado, percebemos uma escrita atenta em demasia a detalhes, ressaltando pontos nem sempre tão essenciais e deixando a desejar em outros momentos mais cruciais, como o clímax, por exemplo, que poderia ter sido melhor explorado.

Narrados em terceira pessoa, os capítulos acabam alternando entre passado e presente e relatos sobre a protagonista e o vilão, o que me deixou de início, um pouco confusa. O primeiro capítulo é o ápice da narrativa, mas os fatos seguintes transcorrerem de maneira monótona e dão um salto para um ou dois anos atrás, o que fez com que leitura "esfriasse" um pouco. Outro detalhe que me incomodou um pouquinho foi o fato da fase de adaptação de Elisa estar em foco por muito tempo, tanto é que me envolvi, de fato, com o livro da metade em diante, quando houve a repetição do primeiro capítulo e aí a trama se desenvolveu muito bem, oferecendo ao leitor um desfecho inesperado.

Anjo Russo é uma obra repleta de conhecimento, curiosidade, mistério e suspense. Não tire conclusões precipitadas, você pode se surpreender.


"Quem supervaloriza o mal o transforma num gigante".
"A morte resolveria tudo, o sono, quem sabe. Afinal, dormir é morrer por algum tempo, com direito a retornar."


*** Este livro foi o escolhido do mês de fevereiro para cumprir o Desafio 12 Meses Literários 2018, cujo tema era um autor aniversariante do mês (Zia Stuhaug comemora idade nova no dia 23 de fevereiro).

CLASSIFICAÇÃO: 



BOM!


56 comentários :

  1. Esse livro não é o meu tipo ideal, acho bem chatinho histórias assim. Apenas me interessei pelo fato que você mencionou história e geografia, mas fora isso não gostei muito não. ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Mesmo não sendo o seu tipo de leitura ideal, talvez você se surpreenda. Por isso, às vezes é bom sairmos da nossa zona de conforto.
      Beijos!

      Excluir
  2. Já li algumas resenhas deste livro e fiquei bem curiosa quanto ao bendito Mattias e o porque dele querer tanto a caixinha que está em Elisa, mas notei que alguns pontos do livro não são bem tratados e não aprofunda muito nos personagens como no caso do Mattias, mas é um livro que eu adoraria ler, além de ter uma capa lindona.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é sensacional, né? Também gosto muito dela.
      Em relação ao Mattias eu o achei um vilão maravilhoso, como mencionei na resenha. Menina, ele é muito psicopata! E a autora soube muito bem criá-lo. Eu achei que os outros deixaram um pouquinho a desejar, mas não muito. Te aconselho a ler o livro para tirar suas conclusões. Depois me conte o que achou, tá?

      Excluir
  3. Oiii Milena tudo bem?
    Que demais essa dica menina, fiquei apaixonada pelo Mattias, é de me deixar apaixonada e a capa é linda, nem sabia a existencia desse livro, espero que não me desaponte diante dos pontos que você expos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que não, Morgs!
      O Mattias é show! Você vai amar (odiar) ele! Hahah

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Gosto de livros com detalhe, mas em demasia pode deixá-los morosos de mais, e fiquei com a sensação, lendo a resenha, que é o caso desse. Confesso também que estou fugindo de livros morosos...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Em alguns casos, pode sim. Mas a obra tem muita coisa boa a oferecer também, por isso, não desconsidere a possibilidade de leitura, viu?

      Excluir
  5. Olá!

    Enredo um tanto quanto diferente. Sinceramente não dá para saber exatamente o que esperar do livro. Espero ser surpreendida positivamente, mesmo com o detalhes desnecessários.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, quando se fala em história e geografia, já fico com medo de ler, não curto muito livros com esta temática, mas quando tu citou mistério e suspense, me conquistou um pouquinho, vou ler mais opiniões a respeito da obra e quem sabe eu de uma chance.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane!
      Confesso que essas disciplinas não eram as minhas favoritas, mas a autora soube muito bem utilizá-las positivamente em sua narrativa. Leia outras opiniões sim, aí depois você decide ;)

      Excluir
  7. Oi tudo bem ?
    Fiquei bem curiosa! Adorei sua resenha!
    Obrigada pela dica!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Milena. Eu não conhecia o livro e achei a premissa bem curiosa. Fiquei interessada em realizar a leitura e gostei bastante de conferir a sua resenha. Achei a capa linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo, Beatriz.
      Que bom que você se interessou. Depois me conta o que achou, tá?
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá!
    Parece uma boa leitura, me atrai muito essa combinação de suspense e um enredo bem fluido. A capa é muito bonita e me agrada a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro e goste bastante.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi,
    Não conhecia o livro, porém não me chamou muita atenção, me pareceu um pouco lento pelos seus muitos detalhes e esse esquema de passado e presente também deve ser bem trabalhado senão fica confuso, enfim deixo a dica passar dessa vez.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      Que pena! Eu concordo com você quanto à confusão que pode ficar na mente do leitor, mas acho que mesmo assim o livro merece ser lido, afinal, há muitas opiniões divergentes e quem sabe você pode até gostar bem mais do que eu.

      Excluir
  11. Fiquei curiosa com o desfecho inesperado, essa questão dos capítulos às vezes, também me confunde um pouco durante a leitura, demora para empolgar. De qualquer forma, anotei o nome do livro, um aboa maneira de saber mais sobre a autora e a editora que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      Que ótimo! Se decidir ler, não deixe de me contar o que achou!

      Excluir
  12. Que forma mais triste de conhecer o marido, né? ): Uma pena que a obra tenha detalhes demais em alguns pontos, creio que isso acabe deixando o leitor entediado demais, né? Mas ainda assim saber sobre pontos históricos tão interessantes é sempre bom, entao acho que vale a pena anotar sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayhara!
      Verdade, que situação mais triste, né?
      Pelo seu comentário, vi que entendeu a essência da minha resenha. Isso me deixa bem contente. Espero que você possa conferir a obra e tirar suas conclusões :)
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Não se gostaria desse livro, pois como você disse, é cheio de detalhes.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Para saber você teria que ler... Numa dessa você gosta. Dê uma chance ;)

      Excluir
  14. Gosto de histórias que se passam em outros países. Pois sempre acabo conhecendo um pouco mais sobre o local e a cultura. Porém, lendo sua resenha, não sei dizer se daria uma chance pq o enredo não me prendeu e tbm me incomodaria com o excesso de detalhes rs

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe pois é, Clayci, que dilema!
      Mas eu acho que você deveria dar uma chance, quem sabe você se surpreenda!
      Beijos

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, e fiquei naquela de ler ou nao pelas suas impressões. Não seria um livro que compraria, mas fiquei curiosa pelo mistério e suspense.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Talvez você devesse dar uma chance à leitura para ter uma opinião mais concreta sobre a obra :)
      Afinal, suas impressões podem ser diferentes das minhas, né?

      Excluir
  16. Não conhecia a obra,sua resenha me animou para conhecer o quanto antes.
    A capa é muito lindo,espero gostar da história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico feliz que mesmo com algumas ressalvas tenha se animado. Depois me conte o que achou!

      Excluir
  17. Oi.

    Que capa maravilhosa, gostei de verdade!
    Sobre a premissa acho que leria sim, parece ser um ótimo livro. As vezes temos que dar uma chance a literatura nacional e parar com a nosso preconceito, podemos nos surpreender certo?
    Bacana o fato de você estar indicando leitura nacional, parabéns.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lorena!
      Eu sou apaixonada por literatura nacional, tanto é que, no ano passado mais de 50% das minhas leituras foram nacionais. Espero que tenha a oportunidade de conhecer a obra em breve.
      Beijos!

      Excluir
  18. Olá Milena,
    Confesso que o começo de sua resenha e da trama me deixou bastante curiosa para saber o que eu ia achar do livro, mas quando você chegou na parte que a história é uma lição de história e geografia, confesso que desanimei um pouco, pois imagino que isso vai tornar a leitura mais lenta, sabe?
    Vou anotar a dica dessa leitura, mesmo com certo receio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Anota sim! Depois você tira suas conclusões ;)
      Eu, particularmente, achei um ponto positivo toda a questão histórica e geográfica que envolve o livro.
      Beijos

      Excluir
  19. Ola, eu não conhecia esse livro, e parece ser bastante interessante eu vou adicionar a minha lista pois fiquei curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Fico feliz que você tenha gostado, mesmo com algumas ressalvas. Depois me conta o que achou.

      Excluir
  20. deve ser bem legal, amo histórias que se passam na noruega e amo tbm quando envolve historia
    além disso parece ser o tipo de livro que te prende ate o fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milca. Que bom que mesmo com os pontos negativos que eu citei você ache isso. Então, creio que vai aproveitar bastante a leitura!

      Excluir
  21. Olá,

    Eu já recebi tantos releases desse livro, que sinto como se já tivesse feito a leitura haha. Achei a premissa muito interessante e estou curiosa para lê-lo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh eu também recebi muitos, por isso fiquei curiosa!
      Espero que goste!
      Boa leitura!

      Excluir
  22. Recebi o email da LC divulgando o livro, mas não me atraí tanto pelo enredo, é uma pena que você se interessou mais pela leitura do meu pro final, mas pelo menos você curtiu essa parte apesar da confusão de início.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ana.
      Deu para aproveitar bastante ainda a leitura. Que pena que não se interessou.
      Beijos!

      Excluir
  23. Oi, que livro interessante, eu jamais tinha ouvido falar dele, mas admito que fiquei bem interessada em conhecê-lo. Gostei muito da premissa, embora acho que me irritaria um pouco tudo isso de algumas vezes destacar detalhes irrelevantes e deixar de lado coisas que não importam, mas, ainda assim fiquei querendo ler. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara!
      Que bom que você tenha se interessado pelo livro. Espero que faça uma boa leitura.
      Beijos

      Excluir
  24. Oi, tudo bem?
    Um livro que agrega conhecimento é sempre uma boa pedida! Achei ele bem interessante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Que capa lindaa! Eu não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler, ainda mais por envolver um mistério na trama. A história parece ser interessante. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e nem a autora. Parece ser um tema fantástico o que ela trabalha, por isso fiquei curiosa. Dica anotada! E ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do livro e da resenha.
      Beijos!

      Excluir
  27. Olá, não conhecia a obra, mas me interessei bastante pela resenha. Também achei a capa muito bonita.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa. Espero que tenha a oportunidade de ler o livro em breve.
      Beijos!

      Excluir
  28. é sempre legal quando um autor mostra outras culturas pra gente, né?
    Os quotes são lindos sz

    ResponderExcluir